sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009





O GELO






Eu andava pela rua quando me deparei com ele: estava deitado, a cabeça virada, os olhos estourados para fora. Um filete de sangue saía de sua cabeça. Aos poucos, as pessoas foram se juntando ao meu redor para ver o que eu olhava. Muitas passaram mal, outros tinham ânsia de vômito. Não sei o que fizeram com esse pobre homem que tinha a expressão de terror nos olhos. Só sei que de repente me veio uma imagem.








Eram duas pessoas. Eles estavam vestidos de calça, colete e chapéu coco. Usavam uma bengala, que tinha uma adaga escondida. A primeira era uma garota, usava um cílio postiço debaixo do olho. O segundo era um garoto negro com olhos brancos. Não faço a menor idéia de como eles vieram parar na minha frente.








Não aguentando mais olhar para aquele corpo, saí e segui para casa. A noite estava silenciosa e fria, eu andava olhando para trás o tempo todo, e tinha a nítida sensação de que estava sendo seguido. De repente uma voz de garota começou a zumbir na minha cabeça dizendo: “Nós vamos até aí. Você é o nosso brinquedo. Vamos assustar e atormentar, minha adaga vai passar por sua espinha, minhas agulhas serão cravadas no seu corpo. Nós beberemos o seu sangue.”







Era uma alucinação, isso não podia ser uma coisa lúcida. Não tinha fundamento, tentava esquecer, mas a voz voltava: “Vamos beber o seu sangue”. Não parava, e continuei a andar, até que parei diante de uma garota de chapéu coco, camisa rosa e colete preto. Ela disse “Oi" e eu senti a adaga entrando no fígado, virei para trás e o garoto de olhos brancos fez uma cruz no meu peito. A garota pegou minha cabeça e girou como se fosse um boneco. Depois desse instante eu sabia que não estava mais entre os vivos.







Vi o meu corpo, mas também vi os dois atravessarem as paredes da rua. Pensei: eles também estão como eu. Segui os dois, e eles atravessaram a parede de um prédio envidraçado, cheio de frescuras tecnológicas. Entrei, e eles não sabiam que eu estava ali. Entrei num corredor cheio de salas, eles atravessaram uma delas; seus corpos atravessaram um esquife metálico como uma jaula, e vi os dois dormindo. Olhei ao redor e tinham outros. Tinha um mural lá e uma matéria de jornal: “Assassinos são usados em experiência de criogenia.”







Então minha cabeça tentou acreditar no absurdo que se passou nela. Mas não podia fazer nada, eles atacariam mais uma vez antes que a morte definitiva os pegasse. E durante os seus poucos dias na Terra eles atacariam e não tinham forma, não tinham sangue. O que tinham era nitrogênio líquido nas veias.





Carol Beck










DEVORANDO



Faz uma semana que estou aqui nesse deserto; estou com um tiro na cabeça. Durante esse tempo, vejo esses animais vindo e bicando da minha carne e dos meus órgãos. Eles chegam, dão voltas, brigam entre si para ver quem vai pegar o maior pedaço. Sinto as picadas, fazem cócegas às vezes; não têm nenhum escrúpulo de chegar num corpo que já começa a apodrecer, os líquidos do meu corpo começando a sair, as moscas deixando suas larvas, as larvas se alimentando do que foi uma casca para uma pessoa sem coração como eu.









Talvez eles estejam fazendo o que é certo, devorando um verme no corpo de um homem que se rendeu a todos os vícios e esqueceu o bem das virtudes. Não me importo: podem sugar, picar, mastigar, lascar, que não faz diferença. Os meus erros não vão ser esquecidos pelos outros que eu deixei em vida. Esses sabem muito que vocês estão fazendo um bom trabalho. Vocês gostam do cheiro de cadáver, tem estômago para me engolir sem vomitar. Fiz muitas pessoas me engolirem a contragosto e nenhuma delas se mostrou forte o suficiente.








Vocês são carniceiros, adoram o cheiro acre da morte, gostam do gosto amargo da infelicidade; e são cruéis, lutam por cada pedaço de território, passam por todos que estão em seu caminho. Porém, vocês fazem isso por sobrevivência; no meu caso foi por vício e prazer. Rendi-me a isso, caí nessa ilusão sem fim e quem saiu lucrando foram vocês, que estão comendo cada parte do meu ser sem a menor culpa. A cada mordida, bicada, sugada e rasgão, me sinto liberto. O que eu não pude ter para outros, dou para vocês que necessitam da minha carne, dos meus ossos, fluidos e sangue. Se eu não valia nada, esse corpo muito menos. Estou me desapegando do ser vil que eu era para encontrar o caminho certo e agir de maneira correta. Não digo adeus, digo até logo; por que nunca se sabe se posso encontrá-los outra vez.




Carol Beck

julho 2005














O AFOGADO



Ele não sabia por que estava fazendo aquilo. Em cima estava o céu, embaixo o mar. Tinha suas razões. Não tinha muita esperança e nenhum sonho. Aliás, seus sonhos iriam junto com ele.








O trabalho era um tormento, dinheiro pouco e aumento nunca. A mulher tinha suas qualidades porém desperdiçava palavras ao vento e rasgava dinheiro. Os filhos eram pequenos, eles ainda tinham uma longa estrada para percorrer. Não queria vê-los infelizes. Como todo homem, tinha uma amante, essa era pior que a mulher e queria acabar com o pouco que restava.



Dependendo da sua decisão, nunca mais veria os filhos, a mulher, a amante e o patrão. Considerando que pagava seus impostos, não fazia mal a ninguém e não suportava maledicência podia-se se dizer que era uma pessoa normal.







Todavia, a normalidade às vezes satura. Ficava-se impregnado e ele estava. Não se agüentava olhar no espelho, não aturava os problemas dos outros e não suportava hipocrisia. Isso estava atormentando sua cabeça.



Vivia sonhando com um mundo utópico. Com uma beleza que nunca viria existir. Com ideais fora dessa realidade. Nesse decorrer ninguém compreendia sua angústia e nem se davam ao trabalho. Para que compreender os outros ao redor? Reposta, perda de tempo.







Diante disso passou uma semana refletindo, chegou à conclusão que era melhor sumir. Sumir como? Mudar de país, trocar de nome, cara, nacionalidade mas isso daria trabalho. Ficou com a segunda alternativa; ele queria que fosse de forma poética. Tendo escolhido, ele está diante de um penhasco, com o mar batendo nas pedras. Basta um passo.



Sentiu o impacto do próprio peso na água, as ondas indo e vindo, as correntes arrastando seu corpo, puxando para o fundo. Sua garganta enchendo de água salgada, o cheiro da maresia impregnando cada poro. Os pulmões começando a encher, a sufocação crescendo a cada minuto. E quanto mais se perdia engolfado na massa líquida, mais se sentia livre e feliz. Tinha tomado a decisão certa.




por R2/D2

Caroline Cabus Beck

novembro 2003













O TEMPLO




Ela estava sentada, escrevendo. Tudo ao redor estava calmo, somente ela, o silêncio e o caderno recebendo os esboços da composição de uma história. Então ela estava num lago. Entrou nele, nadou até sentir alguma coisa puxá–la; e foi sendo arrastada até o fundo. Mas quando chegou lá a terra se abriu e foi e ela continuou sendo sugada até que tudo parou num jardim. Olhou ao redor: flores, árvores, animais de todos os tipos e no horizonte daquele estranho céu, avistou um templo. Andou, andou e entrou. Dentro dele havia estátuas: eram seres com espadas, arcos; outros com braços e mais braços. Uma longa escadaria chamava e ela foi.








Subiu, foi até o terraço e nele encontrou "o altar". Havia ali uma pessoa que estava deitada com os olhos abertos. Do corpo, estendido em cruz, o sangue escorria depositando-se em canaletas para desaguar em grandes tinas na base da construção onde chacais se fartavam sorvendo aquele vinho de dor.







Ela contemplava a cena quando sentiu a presença de alguém que se aproximava. Voltou-se para trás e deparou-se com um ser de olhos felinos, pele branca, cabelos pretos, garras e armadura. Ele nada diz, não hesita, não espera. Avança; e os dois lutam. Ele rasga sua pele; o sangue escorre. Ela tenta se desvencilhar mas não consegue e eles caem, rolam os degraus até o pórtico num confronto desesperado. Até as feras se detêm diante da luta.







Muitas vezes durante o combate ela sentiu a lâmina rasgar sua pele; não sentia mais. Muitas vezes esperou despertar de um pesadelo vespertino. Estava perdendo as forças; e, vendo-a cambalear, a criatura ergueu sua espada e desferiu o golpe fatal.







Decapitada! Ainda assim, ela podia sentir: a vida se esvaindo do corpo mutilado, o escuro crescendo, as presas afiadas dos chacais, agora ocupados em dilacerar suas partes, disputando um braço, uma perna, um pedaço do flanco.






Ela sabe: não existe mais volta. O quarto já não existe, nem a caneta ou o caderno. As cortinas agitadas pelo vento naquela tarde tão calma, nunca mais! Em cima da cama, uma página aberta e meia dúzia de versos, o poema incompleto que falava do Caminho do Medo, longa alameda repleta de portas abertas para os planetas do Mal.




Carol Beck

R2/D2

fevereiro 2005











A COROA



Ele estava sentado no seu trono, suas mãos ficaram presas, seus pés também e colocaram a coroa. Naquele momento, sua cabeça começou a esquentar, seu couro cabeludo suava, seu cérebro estava fervendo. Tudo estava ficando escuro. Sua massa encefálica estava inchando, as veias do rosto latejavam. Uma corrente de energia passava pela coroa, ele não estava perfeitamente ciente.


Depois da coroa cravada em sua fronte, foi levado pelo povo; e sentiu nos pés hesitantes, nos joelhos que falhavam em queda, toda a aspereza das pedras ao longo das ruelas que não acabavam mais. Deixou nas calçadas seu suor, seus cabelos, sua carne, seu sangue. Deixou também seu olhar. Ele sofria, se via, mas lágrimas não concedeu. E o povo continuava a adorá–lo, sempre dizendo que era o seu salvador profetizado.


Agora atravessava um corredor onde súditos sorridentes diziam palavras amigáveis. Prostavam-se no chão para que ele caminhasse sobre os corpos. Ele não gostava daquilo. No seu castelo, de onde não se podia sair, tudo o que ele fazia era vigiado. Sentia os olhares pesando em sua nuca. Não sabia se queria continuar, mas também não sabia como desistir e cada vez que colocava a coroa, o cérebro queimava, a mente é que ardia. Essa coroa doía na inteligência, pesava no peito, rasgava-lhe a alma. E ele se perguntava, onde estava sua alma?




Carol Beck

fevereiro 2005










“EU”



“Eu” diante do espelho se questiona: Será que sou eu mesmo? Ou não? Chega mais perto e não tem certeza.

Tipo um animal se reconhecendo.

“Eu” olha para a janela vê as pessoas de cima para baixo. Elas são como formigas sempre apressadas.



“Eu” toma café, observa as formigas andando em cima da mesa, são as pessoas lá fora. Abre o jornal e pergunta

“que planeta é esse? Será que tem jeito?” Vê uma noticia e engasga. A manchete “Mais um atentado terrorista contra tal país mata tantas pessoas”. Joga fora o jornal.







“Eu” vai para sala, liga a TV. No noticiário a ancora fala “Mais uma CPI foi aberta no Congresso”. Muda de canal, as noticias se repetem. Fica assim durante algum tempo, desliga a TV e vai para o quarto.









“Eu” deita na cama e fecha os olhos. Está num jardim; de repente ele se abre, “Eu” está nadando num mar infinito; começa a se afogar, “Eu” está dentro de um caixão; dentro dele está tudo escuro. “Eu” está sufocado, se debate dentro dele, suas mãos sangram de tanto arranhar a tampa; vermes passeiam por cima do seu corpo. “Eu” se pergunta: estou morto? Uma voz vinda de lá do fundo afirma que sim. “Eu” grita mas não consegue, a água começa entra pelo caixão. Sangue, terra e vermes se misturam. “Eu” fica inconsciente.









“Eu” acorda: está na mesa de trabalho; pilhas de papéis para todos os lados. “Eu” levanta todos no departamento que estão dormindo. “Eu” tenta acorda um colega. Vê o rosto do colega: está desfigurado. O colega abre os olhos: estão vermelhos. E tenta morder seu pescoço. “Eu” corre desesperado pelo corredor, uma outra pessoa tenta derrubá-lo. “Eu” está cercado, sabe do seu fim mas o chão começa a afundar. E “Eu” está preso numa cela; começar a gritar por alguém; aparece um Lobisomem e fala: “Você será nossa janta”.







“Eu” anda aflito na cela, escuta os uivos lá fora. Não sabe como sair desse labirinto, não conhece ninguém só tem a si mesmo e só vê uma alternativa. “Eu” chama o guarda, ele vêm, “Eu” começa a provocá-lo; o guarda arreganha os dentes e “Eu” se deixa morder. “Eu” sente o sangue se transforma em fogo, suas unhas crescendo, os pelos se adensando, uma força desconhecida. Com isso “Eu” destrói a cela e luta com o guarda! “Eu” dilacera o guarda e se delicia com o sangue em seus lábios e uiva. Entra numa floresta escura e densa. A única coisa que o ilumina é a Lua. Olha para ela.







Ela cresce de maneira desproporcional e brilhando mais. “Eu” não agüenta e fica cego de tanta luz em seus olhos. Não agüenta e desmaia; “Eu” está num hospital doente com um glóbulo sanguíneo crescendo na cabeça. “Eu” sente que não resta muito tempo; pega uma faca e corta os pulsos.







“Eu” morre mais uma vez e mais uma vez renasce.



“Eu” está agora numa sala de aula vendo um filme; tem um professor falando, tem dois colegas do seu lado, vozes vindas do corredor, barulho de carros e “Eu” sentado na sala me olhando.



“Eu” está dentro do universo e “Eu” sou o Universo.











por R2/D2

Caroline Cabus

outubro 2004














PREDADORA




Ela não tinha muita esperança, seus pais haviam morrido, seu marido já não dava muita atenção e os filhos estavam criados. A rotina deixava sua mente entorpecida, não tinha opinião sobre nada e não sabia qual seria seu destino.



Cada vez que chegava em casa pensava em voltar para a rua; lá talvez tivesse um pouco mais de emoção e vida; uma coisa que ela não conhecia no lar — já nem olhava mais pra cara do marido. Ficava horas andando pela praça fazendo hora para não voltar.







Sabia das traições e falta de respeito que estava passando, mas não fazia nada por que as pessoas quando querem fazer suas vontades não se importam em passar por cima dos outros. A sua vontade estava sendo anulada; ela faria qualquer coisa para se livrar daquela rotina.







O marido e os filhos reclamavam do gosto da comida; mas ela não era cozinheira, então eles que se virassem. Afinal, ela dera a vida toda por aqueles porcos sanguessugas. Já estava na hora de tomar uma atitude diante deles. Só queria uma oportunidade para se cuidar, realizar seus sonhos e satisfazer seus desejos. Apenas esperava por essa chance.







Queria se desvencilhar para sempre deles. Não queria deixar um laço que pudesse se lembrar.


E o desejo dela foi tão forte que um dia se realizou:


Um dia, ela estava num banco pagando suas contas; os delinqüentes entraram apontando suas armas; no primeiro momento sentiu medo. Até que uma faísca passou pela sua cabeça e ela viu ali sua chance de se livrar. Aproveitando a distração de um dos assaltantes, pegou a arma e apontou para as pessoas que estavam ao redor.






— Levantem as mãos e passem toda grana que tiverem!


Os integrantes da quadrilha não podiam acreditar no que estavam vendo: uma senhora, provavelmente dona de casa, manejando uma arma!


Ela pegava tudo com uma segurança assustadora; mandava e os outros obedeciam.


Não queria receber ordens, era seu momento, iria pegar todo dinheiro possível e sumir no mundo. Não se importava em ser perseguida pela policia, o que interessava era a adrenalina, o sangue correndo nas veias, e que se danasse o resto da Humanidade. Recolheu tudo o que era possível e saiu junto com os bandidos. Eles queriam que se juntassem, respondendo disse:


— Estava cansada das pessoas só me solicitando; agora só quero fugir. E não querendo ser prepotente, essa coisa de ser bandido até que dá uma adrenalina... Não sei. Agora eu me sinto livre das amarras.







Horas depois, seu marido assistia o noticiário, “mulher comanda assalto ao banco, foge levando uma fortuna”. Ele vê sua cara pela imagem da câmera do banco, ela está alegre, ele se pergunta como aquilo pode ter acontecido.


Ele esperava tudo menos aquela atitude sem um mínimo de razão. Agora compreendia como foi mau, desatencioso e mesquinho. Tinha perdido a esposa para o submundo. Ela preferia viver na sarjeta a viver junto dele. Talvez no submundo houvesse mais dignidade e vida do que o tinha com ele.







Reviu as cenas de sua vida com ela: por um momento foram felizes, agora como tinha perdido uma parte sua, estava um bagaço. Os filhos quando viram, queriam uma atitude de sua parte, agora que se lembrava de seu jeito, sabia que ela não voltaria atrás. Passou dias à base de bebida e remédios para dormir.



Os amigos o procuravam para que ele saísse dessa fossa, mas quem conseguia? Agora era ele que estava morrendo por dentro. A decepção foi tão grande que não ia mais ao trabalho, nem cuidava da casa e nem de si.







As noticias sobre ela o minavam a cada dia. Viu que tinha fracassado e agora não tinha reação. Era um verme parasita, tinha perdido sua fonte de vida, agora só restava morrer seco, sem nenhuma gota de sangue para viver.


Ele tinha vampirizado sua alma e sua juventude. Estava sem sua fonte, e em breve iria morrer. Logo estaria realizando o sonho dela. Vê-lo morto, seco, esturricado, somente pele e osso. Quando soubesse de sua morte iria rir e soltar fogos.







O filho mais velho preocupado com ele foi visitá-lo. A casa estava um nojo, bebida espalhada, comida podre, uma sujeira que tomava conta de todos os cantos e o cheiro era insuportável. Foi andando, olhava cada canto. Nem parecia que tinha passado boa parte de sua vida ali; não reconhecia o lugar.


Até que chegou á porta do quarto dos dois. Debaixo de seus pés tinha sangue, abriu a porta do quarto, o choque foi maior do que ele esperava. Seu pai estava com o corpo todo esquartejado, não sabia como aquilo aconteceu.


De trás dele um vulto passou correndo. Correu atrás dele, quando viu quem era só sentiu a porrada na cabeça. Quando abriu os olhos, viu sua mãe, preparando uma navalha, depois foi o metal passando pelo seu pescoço. Viu ela bebendo o seu sangue num cálice.





Ela estava vingada. Pela juventude perdida e pela exploração. Segurava a cabeça de sua irmã. Era uma predadora sem escrúpulos, que viveu durante muito tempo e nunca foi presa.





por Caroline Cabus Beck


22/02/2004

LINKS






Site CAROL CULT :

contato com Carol Beck, recados e Roteiro de cinema

da autora sobre conto de Júlio Cortázar


http://carolinecabus.vilabol.uol.com.br/textos/indice01.htm






Curiosidade: em árabe, a palavra CABUS = PESADELO


http://www.cabus.be/nachtmerrie.html


http://www.cabus.be/home.htm





Caroline é a melhor escritora do mundo.


Você é um gênio, querida.


Parabéns por sua criação magnífica.